terça-feira, 28 de junho de 2011

" Quem tem ouvidos para ouvir, OUÇA! "

A DITADUTA NÃO TERMINOU!

Não há mais torturas, nem ameaças repressivas, hoje quem cala as vozes clementes por direitos é a justiça!


Rubens Roberto Cesara, juiz da 43° vara criminal do Rio de Janeiro:


"A classe dominante quer manter as coisas do jeito que estão. 
Por isso trata problemas sociais como casos de polícia. 
Desqualificando os movimentos, descontextualiza seus protestos, 
retira a dimensão social e a motivação coletiva e trata 
como se fossem atos individuais, que precisam ser punidos. "


O juiz Roberto Cesara e eu nos referimos a um mesmo problema sutilmente encoberto no Brasil, nosso pais das maravilhas. A criminalização dos movimentos sociais!

Art. 6° CF:  São direitos socias a educação, a saúde, o trabalho a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infânciaa assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.


E também:


Art. 1° , Parágrafo Único CF: Todo poder emana do povoque o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente nos termos desta Constituição. 

Os cidadãos que lutam pelo cumprimento desses e outros artigos de nossa carta magna estão sendo repreendidos pela própria justiça. Os líderes dos movimentos enfrentam dezenas de processos judiciais. Será que estão todos errados? 
Perguntaram-me há alguns dias se sou a favor do MST. Uma pergunta um tanto perigosa na minha condição: garota de classe média, futura herdeira de um patrimônio que até o atual momento compreende dois imóveis urbanos e uma pequena propriedade rural de 10 alqueires. De imediato respondi: "pra mim a questão não é o MST, e sim a reforma agrária que pelo que sei é LEI! " Agora olhando para o movimento em si com certeza eu tenderia(mas não tendo rs) para a mesma opinião(contra o movimento) que meus questionadores. E porque ...










Alguém lembra do caso Cutrale?
Os telespectadores do Jornal Nacional com certeza sim. E o que você pensa sobre o ocorrido? Posso adivinhar? "Um absurdo, esses vagabundos , aproveitadores vem arrombar patrimônio alheio empacando o desenvolvimento nacional." Mais ou menos por ai?
Acertei?


Isso se chama efeito Rede Globo. A emissora do canal aberto mais assistido do país transmite a sua versão da história e o Brasil acredita.


OBS: A Rede Globo foi criada na época da Ditadura Militar e era plenamente controlada pela linha dura. Pra que? Quem tem cérebro, pense!



A rede que "Se Liga em Você" só esqueceu de falar pro brasileiro que a Cutrale plantava seus pés de laranja em terras pertencentes a União, ou seja, ao Estado brasileiro. E agora José? Quem invadiu quem?



Enfim, o meu objetivo é mostrar que a verdade mostrada pro Brasil nem sempre é a que acontece. E isso alimenta os casos que criminalizam os movimentos e os chefes dos movimentos defensores dos direitos do cidadão brasileiro.


Inspirada por uma reportagem da revista Caros Amigos eu só queria esclarecer um pouco do que acontece na democracia brasileira!




Fonto: revista Caros Amigos, ano XV n°170/2011 , reportagem da jornalista Lúcia Rodrigues.